A Insígnia da Saúde

Equivocado está quem pensa o outubro rosa como um mês voltado especialmente para as mulheres. Também nós, homens, temos glândulas mamárias, mais desenvolvidas em uns, menos em outros, embora a incidência desse tipo de câncer seja consideravelmente maior nelas. Por isso a cor rosa, e por isso a necessidade de um calendário dedicado à prevenção, que é sempre a melhor arma para combater qualquer doença.

Como cirurgião plástico, fico cada vez mais realizado em ver pacientes com uma dúvida recorrente: os implantes mamários prejudicam a palpação no autoexame? Isso demonstra conscientização antes da estética pela estética. Ponto para a medicina, cujos profissionais celebram, hoje, o seu dia. E julgo necessário utilizar a minha voz como médico para esclarecer: não, não prejudicam. As próteses estão infinitamente mais sofisticadas, e o mesmo posso dizer sobre as técnicas cirúrgicas. Isso é fruto de uma evolução constante e necessária na área da saúde.

Cada pessoa tem um corpo, e cada corpo tem suas peculiaridades. Não temos como realizar aquilo que, por natureza, não somos. Aqui, falo sobre genótipo, e não fenótipo, que é a nossa aparência. Esta podemos moldar, esculpir — feito argila para um artista —, com a diferença de que, sim, nós, cirurgiões, sugerimos reparos e propomos diretrizes, mas a voz agente é, sempre, a dos pacientes, que utilizam nossas mãos como instrumentos transformadores de si mesmos.

Hoje a medicina está tão avançada, que não é mais preciso escolher e renunciar ao mesmo tempo.  Pacientes podem ter próteses (seja lá o motivo pelo qual as desejam, que é pessoal, subjetivo e perfeitamente válido) sem que isso signifique abrir mão da atenção necessária na rotina do autocuidado: palpação e exames regulares, como mamografia e ultrassonografia — e não somente no mês de outubro.

Ao longo da vida, perdemos muito por não termos conhecimento ou domínio sobre as coisas. Mas isso não pode valer para a saúde. Por isso este e o próximo mês são fundamentais, mas como uma forma de despertar a conscientização ao longo de todos os outros, cujas cores formam um espectro necessário e festivo para celebrar a vida em todo o seu esplendor, com saúde e um sentimento de amor pelo que vemos refletido no espelho.


Publicado

em

por

Tags: